quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

XVII Encontro Dosvox


MANAUS REALIZA ENCONTRO 

 

foto da platéia durante o evento
 O XVII Encontro Nacional de Usuários DOSVOX aconteceu de 17 a 20 de novembro de 2014 e foi organizado pela Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência - SEPED, do Amazonas, com o apoio e das entidades de apoio às pessoas cegas do Estado: UDEVIMA e ADVAM.

José Antonio Borges, idealizador do DOSVOX e coordenador do Centro de Referência de Tecnologia Assistiva do Instituto Tércio Pacitti, conta que este foi o maior encontro de usuários em número de participantes, cerca de 400 pessoas. Para ele, o Encontro é importante por reunir pessoas com deficiência visual para falar sobre tecnologias, mas também sobre seus problemas, ações, etc. “É um evento muito rico. O encontro de usuários de DOSVOX é um dos mais esperados para as pessoas com deficiência, pois transcende a questão técnica, proporcionando uma visão pessoal, social e política. Suas múltiplas facetas tornam este evento único”, comenta.

O Encontro DOSVOX é o maior evento relacionado a Tecnologias para Deficientes Visuais no Brasil e é realizado anualmente por uma instituição de grande importância regional. Este ano, o evento apresentou uma programação intensa, com painéis, oficinas, debates, simulações, apresentação de novas tecnologias e depoimentos de usuários do sistema DOSVOX, além de pequenos cursos direcionados para iniciantes.  O núcleo do evento apresentou palestras sobre a evolução do DOSVOX e seu uso em situações da vida de trabalho,  estudo e lazer (incluindo jogos educativos), além de tratar do contexto político, particularmente em relação à inserção dos deficientes visuais nos vários setores da sociedade.  Como é tradição do evento, algumas empresas de Tecnologia Assistiva apresentaram seus produtos e novidades para as pessoas com deficiência visual. O NCE apresentou duas palestras: “O DOSVOX como Instrumento de Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual”, de Antonio Borges e “A Utilização da Tecnologia Assistiva como Instrumento de Desenvolvimento das Organizações de e para Pessoas com Deficiência Visual”, de Angélica Dias.

Profª. Angélica Dias palestrando
O evento vem sendo realizado desde 1997, tendo sido idealizado pela Profª Ethel Rosenfeld, ilustre educadora de pessoas cegas no Brasil.  As cidades que sediaram os encontros anteriores foram: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Vitória (ES), João Pessoa (PB), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Joinville (SC), Cascavel (PR) e Bento Gonçalves (RS).  Este ano o evento aconteceu pela primeira vez na Região Norte.

O Encontro é transmitido para todo o Brasil através de um pool de Rádios Web, operadas por pessoas com deficiência visual.  Também contou com um serviço de audiodescrição, em que foram narrados em tempo real, através de rádios especiais disponibilizados para os participantes cegos, os principais momentos do Encontro.









Nenhum comentário:

Postar um comentário