domingo, 6 de dezembro de 2015

CRTA/UFRJ - Julho 2015



CRTA/UFRJ –  Julho 2015

Fique por dentro das atividades do CRTA!

07/07 – O Prof. José Antonio Borges e a Srta. Lory Marins visitaram a Nave do Conhecimento de Madureira  com o objetivo de realizar um micro-curso sobre o Sistema Dosvox. O curso visou treinar os tutores da nave  para que estes estivessem capacitados a atender futuros usuários deficientes visuais. O Projeto Naves do conhecimento é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro que visa democratizar o acesso da internet à população. Neste evento, os tutores receberam conhecimentos sobre o uso do computador por deficientes visuais para navegação na internet, em especial sobre o aplicativo Voxtube. O aplicativo Voxtube permite o acesso alternativo ao youtube. Esta ferramenta permite uma maior democratização do conhecimento por deficientes visuais.

09/07 – Palestra sobre Mercado de Trabalho para alunos de informática do Instituto Benjamin Constant.  O evento, organizado pelos professores do instituto, teve como objetivo apresentar uma série de possibilidades laborais que podem ser desempenhadas  pelos alunos. O Prof. José Antonio Borges abordou o uso da informática, assim como as diversas ferramentas, apoiadas no Sistema Dosvox, que podem potencializar as funcionalidades do deficiente visual no mercado de trabalho. Também estava presente, o Sr. Marcos Rangel (UNIRR), que palestrou sobre as perspectivas  da informática  na elaboração de programas de rádio.

15/7 – Participação na Pós-Graduação  em Acessibilidade Cultural  da Faculdade de Medicina da UFRJ. Nessa oportunidade, o Prof. Antonio Borges apresentou diversos softwares  desenvolvidos no Centro de Referência em Tecnologia Assistiva da UFRJ (CRTA/UFRJ)  aos alunos. Esta iniciativa visou capacitar  profissionais que atuem com diversas ações culturais a receberem públicos com deficiência. Durante a palestra foram abordados as seguintes ferramentas: Sistema Dosvox, Prancha Fácil, Motrix, entre outros.

28/7 – Visita dos representantes do INSS ao CRTA/UFRJ: Maria da Penha Pereira de Melo (INSS/RJ), Paulo Cruz (Referência Técnica em Informática e Sistemas ) e Carmem Lúcia (Chefe do Setor de Logística da Gerência Executiva do INSS de Petrópolis). A Visita teve o objetivo de levar conhecimento  sobre acessibilidade às agências do INSS de Petrópolis visando atender funcionários com deficiência visual.

30/07 – Visita da Coordenadora Pedagógica para Assuntos de Acessibilidade da Escola Corcovado: Sra. Andréa Lopes dos Reis. A reunião teve o objetivo  de realizar uma parceria de modo que os diversos softwares, desenvolvidos no CRTA/UFRJ, possam ser utilizados por alunos com deficiência da escola Corcovado.

31/7 – Visita da Cantora Kátia para gravação das mensagens da versão 5.0 do Sistema Dosvox. A presença de uma profissional, como Kátia, torna a utilização do sistema mais agradável aos deficientes visuais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário