quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

CRTA/UFRJ - Outubro 2015

CRTA/UFRJ – Outubro 2015


Confira os acontecimentos do CRTA/UFRJ:

02/10 -  Visita das professoras do Instituto Benjamin Constant: Bianca e Vanessa, com o objetivo de ampliar o uso do Sistema Dosvox nas aulas de informática da instituição e criar projetos envolvendo o aplicativo Jogavox e outros.

10 a 12/10 – O Prof. Antonio Borges, a Prof. Angélica Dias e o servidor Júlio Tadeu Carvalho da Silveira participaram do XVIII Encontro Brasileiro de Usuários de Dosvox que ocorreu em Uberaba (Minas Gerais). O evento teve como objetivo a promoção da integração dos usuários do sistema, assim como também demonstrar as novidades e perspectivas para as novas versões do ambiente. Durante o evento foram ministradas as seguintes palestras:  Projeto Dosvox – Balanços e Perspectivas, Melhorias e Novos aplicativos implementados no sistema Dosvox em 2015, Projeto Jogavox – Novidades e Perspectivas, Projeto TecnoAssist – Resultados da Edição 2015.

13/10 – Participação na Banca de Tese de Mestrado sob o título: Sistema de Reconhecimento de Fala  Baseado  em Pocketsphinx  para Acessibilidade em Androids.

26 e 27/10 – O Prof. José Antonio Borges, as servidoras Beatriz Mazillo e Daniela Tavares, o Prof. José Otávio Pompeu e Silva e a Prof. Angélica Dias participaram do  II FÓRUM DE Acessibilidade TECNOLOGIA ASSISTIVA DA UFRJ “CONECTANDO PROJETOS Institucionais EM DIÁLOGO COM A SOCIEDADE”. O evento foi organizado pela Agência UFRJ de Inovação, o Instituto Tércio Pacciti de Aplicações e Pesquisas Computacionais, o Instituto ReAbilitArte, o  Laboratório Trabalho &Formação da COPPE
e a SUPERINTENDÊNCIA GERAL DE POLÍTICAS ESTUDANTIS. E também teve o apoio da  Pró-reitoria de Planejamento de Finanças, além do patrocínio da Siemens.
O Fórum objetivou reunir e fortalecer as diversas iniciativas na perspectiva de contribuir para a construção de uma política institucional de acessibilidade integrada internamente, e em dialogo com a sociedade. Dentre os presentes também estiveram:  Dra. Deborah Prates (OAB), Izabel Maior (UFRJ), Nena Gonzalez (Instituto Novo Ser), Martinha Clarete Dutra (MEC-SECADI), entre outros. ´ Também foram expostos trabalhos,  onde a servidora participou com o poster: Instituto Adaptsurf – O Surf é para todos. Neste trabalho, a servidora demonstrou o Projeto de Acessibilidade às Praias e aulas de surf adaptado para pessoas com deficiência. Confira as fotos em: Fórum.II

27/10 – O Prof. José Antonio Borges participou do UFRJ Mobile Day que ocorreu no auditório Roxinho e  e abordou temas relacionados à tecnologia e ao desenvolvimento para ambiente mobile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário